IV SBHSF acontecerá em agosto de 2022 de forma híbrida

28/07/2021 - 12:37

A próxima edição do Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF) acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto de 2022. O evento será realizado em Belo Horizonte e transmitido ao vivo por plataforma on-line. A data e o formato do evento foram definidos pelos membros da Comissão Técnica Científica do SBHSF, que se reuniu no dia 27 de julho, por videoconferência.

O objetivo do SBHSF é reunir pesquisadores e acadêmicos de todo o país para apresentação de estudos que contemplem a bacia hidrográfica do rio São Francisco. A quarta edição do SBHSF contará com palestras, mesas-redondas e apresentações envolvendo eixos temáticos do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PDRH/SF).

O coordenador da Comissão Técnico Científica do IV SBHSF, Eduardo Coutinho, explica que é preciso integrar a academia nas questões relacionadas ao São Francisco frente à elevada exploração e degradação da bacia. “Para gerir todas as demandas da bacia de uma forma mais racional de forma a possibilitar a longevidade dos usos e da manutenção desse recurso e do ecossistema que garante a existência do próprio rio, é preciso congregar os conhecimentos científicos como um dos pilares que devem nortear decisões técnicas sobre o futuro do Velho Chico e seus afluentes. Entretanto, para que isso possa ocorrer é necessário que a sociedade e a comunidade acadêmica estejam articuladas, em convergência para a defesa e ampliação de conhecimento sobre a bacia”, afirmou.

O Simpósio visa identificar produções científicas sobre a bacia do rio São Francisco que possam auxiliar o CBHSF na busca por melhorias socioambientais. O evento contará com a participação nacional e internacional de diversos estudiosos relacionados à gestão dos recursos hídricos.

O SBHSF é realizado pelo Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FIENPE/BHSF) em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio