Temário

Governança e mobilização social

O tema tem por objetivo discutir as questões institucionais e financeiras de gestão da bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, como a coordenação interinstitucional, o aprimoramento dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos, a fiscalização de recursos hídricos, a educação e sensibilização ambiental, os processos de comunicação de informações ambientais e de participação social relacionados com os recursos hídricos na bacia do São Francisco.

Qualidade da água e saneamento

O tema tem como objetivo propiciar a troca de experiências e fomentar a discussão de ações dirigidas à qualidade da água superficial e subterrânea e ao seu monitoramento, aos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos e coleta e disposição de resíduos.

Quantidade de água e usos múltiplos

O tema tem como objetivo discutir a relação entre oferta e procura de água, a compatibilização dos vários usos, incluindo não consuntivos, como a produção hidroelétrica, e a prevenção de impactos de eventos hidrológicos extremos. São também aqui incluídas ações relacionadas com o monitoramento quantitativo e as vazões ambientais.

Sustentabilidade hídrica do Semiárido

O tema tem o propósito de debater e propor ações que assegurem o atingimento dos objetivos definidos para a sustentabilidade hídrica da região do Semiárido, que abrange 54% da BHSF.

Biodiversidade e requalificação ambiental

O tema objetiva expor e discutir todos os temas relacionados com as unidades de conservação ambiental e paisagística, a cobertura vegetal, incluindo desmatamento e degradação, bem como de recuperação de habitats e solos danificados.

Uso da terra e segurança de barragens

O tema irá propiciar a discussão a respeito da articulação da gestão da água com a gestão do uso do solo, com particular destaque ao papel dos municípios, e ao acompanhamento e divulgação da situação de implementação da política de segurança de barragens