Palestrantes

 

 

Paulo dos Santos Pompeu – UFLA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Meio Ambiente Saneamento e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada à Conservação de Ambientes Aquáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de peixes, impacto ambiental, usinas hidrelétricas, vazões ecológicas e recursos hídricos. Publicou mais de 180 artigos científicos e 40 capítulos de livros, vários deles abordando aspectos relacionados aos peixes e ambientes aquáticos da bacia do São Francisco.

 

 

Yvonilde Medeiros –  UFBA

É Doutora em Hidrologia pela University of Newcastle Upon Tyne – UK (1994), Mestre em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1984) e graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1975). Yvonilde é Professora Associada da Universidade Federal da Bahia, locada na Escola Politécnica, no Departamento de Engenharia Ambiental; professora do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento – MAASA, e professora do Doutorado Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente. Medeiros também coordena o Curso de Especialização em Segurança de Barragens e o Grupo de Pesquisa em Gestão de Recursos – GRH. Yvonilde é membro titular, representante de Ensino do Estado da Bahia, no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Marcos Callisto – UFMG

Biólogo de formação, professor de Ecologia na UFMG desde 1997, pesquisador nas áreas de Avaliação de Qualidade Ambiental em Bacias Hidrográficas, dedicando-se às linhas de Biomonitoramento, Educação Ambiental (monitoramento participativo e ciência cidadã), eco hidráulica, bioindicadores de qualidade de água. Autor e coautor de capítulos de livros, artigos científicos em revistas nacionais e internacionais nas áreas de ecologia de riachos e reservatórios hidrelétricos e eco hidráulica.

Larissa Cayres – SEMA/BA

Graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP – (UNIMEP); Pós graduada em Gerenciamento de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Bahia – (UFBA) e Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília – (UNB). Membro da Câmara Técnica de Integração com a Gestão Ambiental e Territorial – (CTIGAT) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – (CNRH); Membro do Plenário, Câmara Técnica Institucional e Legal e GT Marco Hídrico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – (CBHSF). É coordenadora da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia – (SEMA/BA).

Newton P. U. Barbosa – UFMG

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Uberaba/FAZU (1999-2003), Mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2008) e Doutorado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008-2012), com estágio sanduíche no Departamento de Ciências Atmosféricas e da Terra (Earth & Atmospheric Sciences) da Universidade de Alberta, Edmonton, Canadá (2010-2011). Sua linha de pesquisa está focada em entender como as mudanças globais afetam os processos ecológicos e os padrões de distribuição dos organismos terrestres e aquáticos. Atualmente é professor substituto no departamento de Genética, Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e pesquisador no Centro de Bioengenharia de Espécies Invasoras (CBEIH).

Suzana Montenegro -UFPE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Engenharia Civil-Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1989), PhD em Civil Engineering – University of Newcastle Upon Tyne (1997). Realizou Pós-Doutorado no Centre for Ecology and Hydrology- Wallingford (2008) e estágio sênior (ESN) no Laboratoire d’Ecologie des Hydrosystèmes Naturels et Anthropisés (LEHNA), Université Claude Bernard Lyon 1, França (2015) e na TECHNISCHE UNIVERSITÄT DRESDEN, Alemanha (2018). É professora da UFPE desde 1990, lecionando disciplinas nos cursos de Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Cartográfica. Atualmente é Professora Titular, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Mestrado e Doutorado). Também é membro da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Orienta alunos de IC, Mestrado, Doutorado e supervisiona bolsistas de Pós-Doutorado. Coordenou diversos projetos de pesquisa e de cooperação financiados por agências nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos e Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: semiárido, salinidade, aluvião, águas subterrâneas e variabilidade espacial, modelagem hidrológica distribuída e mudanças climáticas, drenagem urbana. Atua como revisora e editora de periódicos nacionais e internacionais. Participou de Câmara de Engenharias da FACEPE (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco) (200- 2002 e 2010-2013), foi membro do CA- Ciências Ambientais do CNPq (2012-2014). Participou como membro de comissão organizadora e co-chair de diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Foi Diretora de Regulação e Monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) (2010-2012). Exerceu cargos administrativos na UFPE (Vice- Chefe do Departamento de Engenharia Civil, Chefe do Departamento de Engenharia Civil, Coordenadora de Projetos da Pro- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação e atualmente é Secretária Executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE , Membro do Conselho Superior da FACEPE, Diretora de Representações Regionais da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Hídricos) e Coordenadora pela UFPE do Mestrado Profissional em Rede em Gestão de Recursos Hídricos (ProfÁgua).

Emerson Soares (UFAL)

Engenheiro de Pesca, graduando em Biomedicina, especialização em gestão pesqueira, mestre em Biologia de Água Doce (INPA), Doutor em Biotecnologia (UFAM), Pós-Doutor em Ciências Aquáticas (Centro Oceanográfico de Vigo- Espanha), aperfeiçoamento em Aquicultura (Kentucky State University- EUA), professor associado IV da UFAL e do mestrado em Recursos Hídricos e saneamento  (UFAL), Coordenador-geral das expedições científicas do São Francisco e do programa de biomonitoramento aquático de Alagoas, coordenador da força-tarefa do óleo nas praias em Alagoas. Foi finalista do prêmio de espírito público na área de Meio Ambiente em 2019.

 

Alfredo Ribeiro Neto (UFPE)

Engenheiro Civil com doutorado em Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPE. Atua nas áreas de modelagem hidrológica, impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos, geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicados a recursos hídricos. Coordena projetos de pesquisa com a temática de segurança hídrica com aplicações em estudos de seca e inundações.

Juracy Marques (UNEB)

Doutor em Cultura e Sociedade com pós-doutorado em Antropologia (UFBA) e em Ecologia Humana (UNL-PT).  Atualmente é Professor Pleno da UNEB, do quadro permanente do Mestrado e Doutorado em Ecologia Humana (PPGECOH). É membro da Society for Human Ecology (SHE), da Sociedade LatinoAmericana de Ecologia Humana (SOLAEH) e da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (SABEH). Hoje é um dos coordenadores do Movimento Salve as Serras.

 

Eduardo Lucena (UFAL)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (2005), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo-USP (2007) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor Associado III dos cursos de Engenharias e pesquisador do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Responsável pelas disciplinas de Avaliação de Impacto Ambiental, Análise de Risco e Tratamento de Efluentes. É professor dos programas de pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento e de Engenharia Química do Centro de Tecnologia da UFAL. Atualmente é coordenador do programa de pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento (PPGRHS/UFAL). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPQ. Revisor de periódicos. É membro do grupo de trabalho saneamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Tem experiência na área de Engenharia Hidráulica e Saneamento, com ênfase em Tratamento de Águas Residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, tratamento anaeróbio de águas residuárias contendo compostos tóxicos (fenol), reator de anaeróbio de leito fluidificado, produção biológica de hidrogênio a partir de águas residuárias e produção de bionergia.