Palestrantes

 

Anivaldo de Miranda Pinto – CBHSF

Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é alagoano, jornalista e ambientalista. Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, membro do Conselho Editorial da revista Política Democrática, editada pela Fundação Astrogildo Pereira, de Brasília (DF) e colaborador da revista Chico. É autor do livro “Alienação: a nova cara da informação”, lançado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), em 1998.

Vicente Andreu Guillo

Vicente Andreu Guillo é estatístico. Ex Diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA). Foi Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.  Funcionário de carreira da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), presidiu ainda a Usina Termoelétrica Nova Piratininga Ltda., da Sanasa, Campinas, foi secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente deste município.

Emerson Soares-UFAL

Engenheiro de Pesca, especialização em recursos pesqueiros, mestre em biologia de água doce, doutor em Biotecnologia e pós-doutoramento em ciências aquáticas – Espanha, com aperfeiçoamento em aquicultura na Kentucky State University- EUA e aperfeiçoamento em ecotoxicologia no instituto de ciências biomédicas Abel Salazar- Porto Portugal, trabalhou no IBAMA, foi vice-coordenador do comitê científico de bacias hidrográficas do Nordeste e atualmente é professor associado da Universidade federal de Alagoas e coordenador da força tarefa do óleo em Alagoas.

Yvonilde Medeiros – UFBA

É Doutora em Hidrologia pela Universityof Newcastle Upon Tyne – UK (1994), Mestre em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1984) e graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1975). Yvonilde é Professora Associado da Universidade Federal da Bahia, locada na Escola Politécnica, no Departamento de Engenharia Ambiental; professora do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento – MAASA e professora do Doutorado Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente. Medeiros também coordena o Curso de Especialização em Segurança de Barragens e o Grupo de Pesquisa em Gestão de Recursos – GRH. Yvonilde é membro titular, representante de Ensino do Estado da Bahia, no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

 

Chang Hung Kiang – UNESP

Professor Titular do Departamento de Geologia Aplicada da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Geologia pela Northwestern University (1985). Atualmente é docente dos cursos de Geologia e Engenharia Ambiental da UNESP (Campus Rio Claro), responsável pelas disciplinas de Hidrologia e Hidrogeologia. É professor do Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente, coordenador do Laboratório de Estudos de Bacias (LEBAC) e pesquisador do Centro de Estudos Ambientais (CEA).

Renato Garcia Rodrigues – UNIVASF

Renato Garcia Rodrigues é Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), responsável pela cadeira de Ecologia de Populações e Comunidades junto ao Colegiado de Ciências Biológicas. Coordenador Técnico do Programa de Conservação de Fauna e Flora – subprograma FLORA – (PCFF-PISF) e do Programa de recuperação de áreas degradadas junto ao Projeto de Integração do Rio São Francisco-Ministério da Integração Nacional. Coordena o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental da UNIVASF (NEMA/UNIVASF). Tem experiência na área de Conservação da Natureza e Ecologia, com ênfase em Ecologia de Populações e Comunidades.

Abelardo Montenegro – UFRPE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Water Resources – University of Newcastle Upon Tyne (1997). Tem pós-doutorado em modelagem hidrológica pelo Centre for Ecology and Hydrology de Wallingford, Inglaterra (2008). É professor titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE. Tem experiência na área de Recursos Hídricos e Engenharia Agrícola e Ambiental, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiárido, manejo de bacias hidrográficas, hidrologia experimental e numérica, hidráulica, dinâmica de umidade do solo, serviços ambientais, saneamento e reuso de águas de qualidade inferior, dessalinizadores e aproveitamento integrado de concentrados, conservação de água e solo, geoestatística, salinidade, recarga em aluviões e agricultura familiar.

Francisco de Assis de Souza Filho – UFC

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Professor do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará. Cientista Chefe na Área de Recursos Hídricos na Fundação de Amparo à Pesquisa do Ceará –FUNCAP e coordenador Acadêmico Adjunto da Área Engenharias I da CAPES. Coordena o Grupo de Pesquisa “Gerenciamento do Risco Climático para a Sustentabilidade Hídrica” da UFC. É Pesquisador Associado do Columbia Water Center da Universidade de Columbia em Nova Iorque (2006-atual). Desenvolve pesquisas na área de Recursos Hídricos, com ênfase nos seguintes temas: alocação de águas, economia e planejamento dos recursos hídricos, clima e recursos hídricos, operação de reservatórios e qualidade da água.

Julianeli Tolentino – UNIVASF

Possui Graduação em Farmácia – Habilitação I pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestrado e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (Área de Concentração: FARMACOLOGIA) pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF), Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB, com estágios no LAMEX/UFMG e UNIFESP. Foi Coordenador do Colegiado Acadêmico do Curso de Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIVASF (CFARM) de 2009 a 2011, Coordenador do Laboratório de Farmacologia Experimental da UNIVASF (LAFEX) de 2008 a 2012 e membro do Comitê de Ética em Experimentação Animal da UNIVASF de 2007 a 2012. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia e Bioquímica do Músculo Liso, Inflamação e Analgesia, desenvolvendo projetos que contemplam a investigação da atividade espasmolítica, antiinflamatória e analgésica de produtos naturais e sintéticos e etnofarmacologia. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus-Petrolina-PE e ocupa o cargo de Reitor.

Cláudio Fabi – ICMBio

 

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1998), possui especialização em Avaliação Ambiental Estratégica pela UEMS e mestrado em Tecnologia e Inovação pela UNICAMP. Atualmente é Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, onde é coordenador do curso de Educação Ambiental desde 2016, instrutor do curso de Gestão Participativa e de Formação de Instrutores. Coordena o Plano de Ação Nacional para Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção da Fauna Aquática da Bacia do Rio São Francisco – PAN São Francisco.

Carlos Henrique Medeiros – UEFS

Possui doutorado em Geotechnical Enginnering – University Of Newcastle Upon Tyne (1994), mestrado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (1981) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1975). Atualmente é professor aposentado na classe titular da Universidade Estadual de Feira de Santana e sócio-gerente da Geo Engenharia Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Civil atuando principalmente nos seguintes temas: barragens, segurança, meio ambiente, recursos hídricos, análise e gestão de risco.

Robert Mason Hughes – Amnis Opes Institute

Doutor em Engenharia de Pesca pela Universidade Estadual de Oregon, Mestre em Conservação e Planejamento de Recursos e graduado em Psicologia & Biologia pela Universidade de Michigan. Trabalhou na Agência de Proteção Ambiental dos EUA por 32 anos, dedicando-se particularmente a estudos e avaliações de ecossistemas aquáticos regionais e nacionais. Atualmente, dedica parte de seu tempo trabalhando no Amnis Opes Institute com avaliações biológicas de riachos, lagos e rios na Europa, no Brasil e na China. Hughes já foi presidente da American Fi sheries Society – AFS, (2013-2014), da Divisão de Pesca Internacional da AFS (2015-2016), da Regional Oeste da AFS (2006-2007), da Divisão de Qualidade de Água da AFS (1999-2001) e da Regional de Oregon da AFS (1994-1995). É membro da Society for Freshwater Science. Já recebeu vários prêmios por reconhecimento a sua produção científica. Hughes é membro do Conselho Consultivo da Benthological Society da Ásia (2014-2018) e presidente do Conselho Consultivo do FLUVIO – Programa de Gestão e Recuperação de Rios na Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2014-2018). Foi membro da Equipe de Ciências Multidisciplinares Independentes do Conselho de Melhorias em Bacias de Oregon (2004-2016), presidente do Comitê de Políticas e Ciências da North American Benthological Society (2002-2011).

Édson de Oliveira Vieira – UFMG Montes Claros

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Fez o Pós-Doutorado no Department of Land. Air and Water Resources da UC Davis, Califórnia, USA em Gestão de Bacias Hidrográficas com uso de modelos hidrológicos (2015). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Laboratório de Hidráulica do ICA/UFMG. Tem experiência na área planejamento e gestão de recursos hídricos no semiárido, tecnologia alternativa de sistemas hidroagrícolas, Hidráulica e Hidrologia de regiões Semiáridas e Irrigação e Drenagem. Foi membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande entre os anos de 2003 a 2013. Participou de várias Câmaras técnicas no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande. Membro Titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais – CERH-MG.

NÉLIA CALLADO – UFAL

Possui graduação em Engenharia Civil (1988) e Especialização em Recursos Hídricos (1989) pela Universidade Federal de Alagoas, Mestrado (1992), Doutorado (2001) e Pós-doutorado (2013) em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. Foi Diretora de Planejamento e Superintendente de Desenvolvimento Organizacional da CASAL (Companhia de Saneamento de Alagoas) e Superintendente de Infraestrutura da UFAL. Atualmente é professora Titular e pesquisadora do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas, Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e Coordenadora do Laboratório de Saneamento Ambiental da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Estratégico, Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas, atuando principalmente nos seguintes temas: águas de produção, resíduos sólidos, reatores sequenciais em batelada, resíduos de petróleo, aterro sanitário e indicadores de saneamento.

Valmir de Albuquerque Pedrosa – UFAL

Valmir de Albuquerque Pedrosa é professor Titular da Universidade Federal de Alagoas. Tem concentrado seus esforços na produção e divulgação de conhecimento na área de gestão de recursos hídricos e no treinamento de equipes para a gestão de conflitos ambientais. Visiting Scholar na University of California, Campus Davis (2014-2015), Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (UFRGS, 2001), Mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (UFRGS, 1996) e Bacharel em Engenharia Civil (UFAL, 1993).

Ícaro Thiago Andrade Moreira – UFBA

Biólogo, Mestre em Geoquímica Ambiental, Doutor em Recursos Hídricos. Empreendedor na área de Energia e Meio Ambiente. Possui 08 patentes registradas e mais 30 artigos internacionais na área de recursos hídricos, qualidade da água, microbiologia ambiental e economia circular. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Ambiental, da UFBA.

Ricardo Ribeiro Rodrigues – USP

Professor Titular do Departamento de Ciências Biológicas ESALQ/USP, coordenador do Programa BIOTA da FAPESP (2004 – 2009), representante brasileiro da Revisão dos Critérios do FSC (Forest Stewardship Council) (2007- 2009), chefe do Departamento de Ciências Biológicas e membros da Congregação da ESALQ/USP por 6 anos, membro da Comissão especial de Problemas Ambientais da USP (CEPA) (1998-2003), membro do Grupo Especial da SBPC e ABC, sobre Código Florestal, com várias incursões na Câmara Federal, no Senado Federal e no Executivo, para melhoria do Código Florestal em votação, nos últimos 2 anos e coordenador do Pacto para restauração da Mata Atlântica, com 280 signatários – www.pactomataatlantica.org.br

 

Geraldo Lúcio Tiago Filho – CNPq

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1979), Mestrado em Engenharia Mecânica, na Área de Máquinas de Fluxo, pela Universidade Federal de Itajubá (1987) e Doutorado em Engenharia Civil, na área de Hidráulica, pela Universidade de São Paulo (1994). Especialização em Estudos e Projetos de PCH-Eletrobrás-Unifei, 1985- Especialização em Planejamento e Economia em Energia e Meio Ambiente- Fundação Bariloche, Universidade de Comaue- Argentina(1997). Foi Professor Titular da Universidade Federal de Itajubá, Diretor do Instituto de Recursos Naturais – IRN (2004-2008) e (2012) e Secretário Executivo do Centro Nacional de Referências em PCH (1997). Editor da revista PCH Notícias & SHP News. Membro do Comitê Científico do International Association Hydraulic Research- Hydraulic Machine and System. Membro do Internacional Energy Agency – Anexe II Small Hydro. Tem experiência na área de Recursos Hídricos, Geração e Planejamento de Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos Hídricos, Hidráulica, Transitórios Hidráulicos, Centrais Hidrelétricas, Pequena, Mini e Microcentrais Hidrelétricas, Turbinas hidráulicas e Hidromecânicos. Membro do Instituto Nacional de Ciência Tecnologia de Energias Oceânicas e Fluviais-INEOF.

 

Sergio Medici de Eston – USP

Graduado em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica da USP (1971). MSc pela Stanford University (1975). Doutorado e Livre Docência pela EPUSP. Professor Titular da EPUSP desde 1998. Chefia do Departamento por 3 vezes, e atual coordenador dos cursos de pós-graduação latu sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Higiene Ocupacional, oferecido desde 2007. Representante dos treinamentos do G MIRM – Global Mineral Industry Risk Management (Queensland, Austrália), desde 2007.