Comissões

A organização geral do IV SBHSF está a cargo do FIENPE – Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF.

Mensagens da Comissão:

Presidente do Comitê Científico: Prof. Eduardo Coutinho de Paula (UFMG)

Com o tema Central “Gestão hídrica no Rio São Francisco: desafios e soluções”, a quarta edição do Simpósio da Bacia Hidrográfica do São Francisco (SBHSF) procura enfatizar a importância fundamental da gestão das águas, uma ação de elevada complexidade, agravada em um contexto de crescentes incertezas.

Apesar de todos os esforços do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco ao longo de tantos anos, com diversas ações e investimentos em diversos projetos, a situação geral do Rio São Francisco e sua região é altamente crítica.

É essencial manter o Velho Chico vivo, e tudo mais que dele depende!

O IV SBHSF, a ser realizado nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2022 em Belo Horizonte/MG, é organizado pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FIENP) e promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O simpósio tem por propósito contemplar os seis grandes eixos temáticos que são as metas do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, sendo eles: Governança e mobilização social; Qualidade de água e saneamento; Quantidade de água e usos múltiplos, Sustentabilidade Hídrica no Semiárido; Biodiversidade e requalificação ambiental e, por fim, Uso da terra e segurança de barragens. Além disso, foram selecionados temas de relevantes desafios à gestão hídrica para a realidade atual regional, especialmente selecionados. Temos por objetivo discutir a situação em busca de caminhos e soluções para superar o atual quadro de degradação socioambiental aguda.

O IV SBHSF será realizado em modalidade híbrida e transmitido por meio do canal https://www.youtube.com/user/cbhsaofrancisco. A programação do evento contará com palestras, mesas redondas, apresentações orais de trabalhos e painéis, incluindo a interação dos convidados com o público presencial.

Contamos com a contribuição de diversos profissionais e especialistas nos diversos campos do conhecimento e a mobilização da sociedade civil.

Presidente do FIENPE: Prof. Dr. Jean Carlos Santos (UFS)

É com imenso prazer que o Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior do Rio São Francisco (FIENPE) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) convidam a participar do IV Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (IV SBHSF), entre 24 e 26 de agosto de 2022, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Esta será a quarta edição deste evento e contamos com sua presença para consolidar cada vez mais o SBHSF no cenário científico brasileiro.

Não é fácil realizar um simpósio condizente com a grandeza e a relevância da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O Rio São Francisco é um ícone hídrico devido à sua extensão e múltiplos usos, e possui um importante papel de destaque para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Neste sentido, se faz necessário congregar os conhecimentos científicos gerados nos últimos anos a fim de nortear decisões técnicas sobre o futuro do Rio São Francisco e seus afluentes, possibilitando a existência do próprio rio, a longevidade dos usos e a manutenção da biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Por isso, o tema deste simpósio será “Gestão hídrica no Rio São Francisco: desafios e soluções”, e a organização do IV SBHSF planeja convidar palestrantes renomados para participarem de palestras, mesas-redondas e apresentações.

Sendo assim, convidamos a todos – profissionais, pesquisadores e alunos de todo o país – a ingressarem nessa rica jornada na defesa e na ampliação do conhecimento sobre a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

 

COMISSÃO:

Presidente do Comitê Científico:

Eduardo Coutinho de Paula

Professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA)
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Comissão Técnico-Científica

Eduardo Coutinho de Paula – UFMG

Jean Carlos Santos – UFS

José Roberto Gonçalves de Azevedo – UFPE

Kleyton Monteiro – UFAL

Melchior Carlos do Nascimento – CBHSF, UFAL

Paulo Roberto de Moura Souza Filho – UFOB

Renato Garcia Rodrigues – UNIVASF

Sílvia Corrêa Oliveira – UFMG

Rúbia Santos Barbosa Mansur – APV, UFBA

Yvonilde Medeiros – UFBA

Apoio: Agência Peixe Vivo (APV)

 


 

Realização

 

 

Apoio