III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco: inscrições abertas para Submissão de Trabalhos

23/01/2020 - 11:35

Os interessados podem submeter os seus trabalhos até o dia 20 de março de 2020, por meio do link: https://sbhsf.com.br/submissao-de-trabalhos/


Os trabalhos a serem submetidos devem estar relacionados a um dos seis eixos que integram o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. São eles: Governança e mobilização social; Qualidade de água e saneamento; Quantidade de água e usos múltiplos, Sustentabilidade Hídrica no Semiárido; Biodiversidade e requalificação ambiental temáticos; e deverão levar em conta a temática do III SBHSF, que é “A importância da ciência para o futuro do Rio São Francisco”.

O Simpósio, que se encontra em sua terceira edição, é promovido pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Este ano, será realizado nos dias 31 de maio a 03 de junho de 2020, em Belo Horizonte (MG). A programação do evento contará com apresentações orais e painéis, palestras, conferências e mesas-redondas, exposições e reuniões temáticas.

Temas como o cenário atual de condições climáticas extremas e da elevada exploração em um rio cada vez mais degradado em termos socioambientais comporão toda a agenda do evento, resultando na sinalização de deficiências e soluções na busca da qualidade ambiental e articulações em defesa do Velho Chico.

De acordo com um dos coordenadores do III SBHSF, o professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo Coutinho, “esse tipo de evento vem possibilitar a divulgação de pesquisas que estão em andamento, de iniciativas práticas de recuperação da qualidade da água e de demais recursos da Bacia Hidrográfica. É importante destacar que esse intercâmbio de informações, além da divulgação de trabalhos já em andamento, pode também possibilitar novas iniciativas”.

O III SBHSF espera contar com a participação de profissionais das mais diversas áreas de atuação, incluindo alunos de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área ambiental de todo o Brasil. A também coordenadora do evento, professora do DESA/UFMG, Sílvia Corrêa Oliveira, destaca que “para esta edição são esperados cerca de 500 participantes e um número elevado de contribuições científicas, visando promover a divulgação dos estudos e pesquisas, intercâmbio de ideias e opiniões, além da integração daqueles que estão engajados na conservação dos recursos naturais”.



Para se inscrever, acesse: https://sbhsf.com.br/submissao-de-trabalhos/.
Todas as informações necessárias estão neste link.

Atenção para as datas importantes:

20/01/2020 Início das inscrições online e submissão de trabalhos
20/03/2020 Término do período de submissão de trabalhos
02/04 a 19/04/2020 Atividades da Comissão Técnico-científica
20/04/2020 Divulgação do resultado preliminar
25/04/2020 Divulgação final do resultado dos trabalhos submetidos
15/05/2020 Prazo para adequação de trabalhos aceitos
25/05/2020 Prazo de encerramento das inscrições online
31/05 a 03/06/2020 Realização do III SBHSF

Para mais informações acesse https://sbhsf.com.br/.

Acompanhe também as redes sociais:
https://www.instagram.com/sbhsf
https://www.facebook.com/simposiobhsf