FIENPE faz balanço positivo da terceira edição do SBHSF

26/01/2021 - 15:20

Os membros da Comissão Científica do Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FIENPE/BHSF), responsáveis pela organização do III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e Agência Peixe Vivo, se reuniram nesta terça-feira (26 de janeiro), por videoconferência. O objetivo foi fazer um balanço do III SBHSF que foi realizado, de forma on-line, entre os dias 07 e 18 de dezembro de 2020.

“A edição do SBHSF de forma on-line foi um sucesso. Fortalecemos o Fórum e avançamos nas discussões de como a ciência pode colaborar ainda mais com a gestão e a conservação da bacia hidrográfica do Rio São Francisco”, afirmou o coordenador do FIENPE, o professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Renato Garcia.

Para a coordenadora do III SBHSF, a professora Sílvia Correa, foi um aprendizado. “Cumprimos a proposta de debater sobre soluções no âmbito científico para problemas reais enfrentados na bacia. Alcançamos um público alto com palestras e debates de qualidade. Sem dúvida aprendemos muito nesta edição com todas as dificuldades impostas pela pandemia, mas superamos os obstáculos e realizamos um evento de sucesso!”

Os diretores de Comunicação da TantoExpresso, Paulo Vilela e Rodrigo de Angelis, empresa responsável pela comunicação do CBHSF, falaram sobre o desafio de transformar o evento que seria presencial em on-line. “Montamos a organização de um evento presencial e de repente mudamos tudo para possibilitar a realização on-line. Foi um desafio manter a divulgação durante um longo período, mas com um trabalho contínuo e de qualidade nas redes sociais e fazendo contato com as universidades da bacia do São Francisco mantivemos o interesse pelo III SBHSF e realizamos um evento com resultados positivos, alcançando um público acima do esperado”, disse Paulo Vilela.

A coordenadora de Comunicação do CBHSF, Mariana Martins, apresentou os números do III SBHSF. “Democratizamos o III SBHSF com a realização on-line, alcançando um público maior do que a previsão para o presencial. O Simpósio contou com 2.035 participantes e com a visualização de mais de cinco mil pessoas no canal do CBHSF no Youtube. São 22 vídeos relacionados ao evento que teve duas conferências, seis palestras, seis mesas-redondas e 32 salas de apresentações on-line. Além disso, demos um salto nas redes sociais após o evento: em janeiro tínhamos 615 seguidores no Instagram ao final do Simpósio chegamos a 1.619, no Facebook saltamos de 518 para 1857”.

Em 2020, o evento teve como tema “A importância da ciência para o futuro do Rio São Francisco”. As palestras, mesas-redondas e conferências podem ser assistidas no canal do CBHSF no Youtube! A próxima edição do SBHSF será realizada em 2022.

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio