CBHSF lança cartilha sobre o Pacto das Águas

20/10/2020 - 11:55

O que aconteceria se o estado de Minas Gerais usasse toda a água do rio São Francisco para realizar as suas atividades de mineração? E se a Bahia captasse quase tudo para irrigar as atividades agrícolas? E se Pernambuco despejasse todo o seu esgoto no Velho Chico? Como essas águas chegariam a Alagoas e Sergipe?

E quando não chove o suficiente para encher o rio? Como distribuir essa água para uma bacia tão grande, tão diversa e de usos tão múltiplos?

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco (PRH-SF 2016-2025) propõe o desafio da construção do “Pacto das Águas”, que envolve a União, os estados, os municípios e os comitês de bacias hidrográficas. Esse Pacto nada mais é do que a proposição de ações coordenadas para prever a distribuição da água da bacia do São Francisco garantindo a sua qualidade e quantidade, evitando conflitos, além de estabelecer compromissos e ferramentas de monitoramento e revisão ao longo do tempo.

Para explicar melhor o que é, como vai funcionar e quais benefícios o Pacto propiciará para toda a bacia do Velho Chico, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco lança a cartilha “Pacto das Águas”.


Confira a cartilha na sua versão digital e boa leitura! 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins