QUALIDADE E QUANTIDADE DA ÁGUA
A mesa tem como objetivo expor e discutir a crise hídrica da BHSF; as alterações na dinâmica ambiental decorrentes de mudanças climáticas, de retenção pelas barragens de subtrações por irrigação, transposição e abastecimento. Discute-se disponibilidade, impactos socioeconômicos e ambientais.

TERRITÓRIO, GOVERNANÇA E GESTÃO DAS ÁGUAS
A mesa tem como objetivo propiciar a troca de experiências e fomentar a discussão sobre a governança e gestão do território das águas da BHSF. O debate entre planejamento/gestão/governança demanda esforços do Estado, dos Movimentos Sociais, dos Usuários e das Empresas.

 MOBILIZAÇÃO E DIMENSÃO SOCIAL
A mesa tem como objetivo expor e discutir mobilizações e conflitos nas transversalidades das identidades e das socioespacialidades das expressões culturais dos habitantes da BHSF. A especialização e diversificação produtivas propiciaram novos fluxos migratórios e redistribuição espacial da população.

CONSERVAÇÃO, BIODIVERSIDADE E REQUALIFICAÇÃO HIDROAMBIENTAL
A mesa tem como objetivo discutir o contexto ambiental, social e político em que estão inseridas a conservação, recuperação e a biodiversidade, destacando conquistas, ações políticas e possíveis retrocessos na BHSF. Discute-se a recuperação e a requalificação ambiental considerando os modelos de uso e ocupação do solo.

QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE
A mesa tem como objetivo expor e discutir a problemática socioambiental da qualidade de vida e da saúde urbana e rural na BHSF. Toma destaque a apropriação e transformação da natureza e da sociedade; os riscos e a vulnerabilidade decorrentes de poluição do ar, solo e água; qualidade da água; condições de vida; dentre outros.