Conheça BH

Belo Horizonte é a capital do Estado de Minas Gerais. É o terceiro principal centro urbano do país em termos econômicos, com uma população de 2.523.794 habitantes (IBGE, 2017).  Em Minas Gerais, Belo Horizonte é a maior cidade em termos populacionais. Está localizada na região Sudeste, a 716 km de Brasília. O clima é ameno e agradável, com temperatura média de 21º C.

A capital mineira é porta de entrada para importantes cidades históricas do estado, como Ouro Preto, Sabará, Congonhas e Tiradentes. Possui voos diretos para todas as capitais brasileiras a partir de seu Aeroporto Internacional Tancredo Neves, localizado no município de Confins.

Belo Horizonte foi a primeira cidade brasileira moderna planejada. Elementos chaves do seu traçado incluem uma malha perpendicular de ruas, cortadas por avenidas em diagonal, quarteirões de dimensões regulares, visadas privilegiadas, e uma avenida em torno de seu perímetro, a Avenida do Contorno. Outro aspecto interessante do projeto original é a abundância de parques e praças, e um grande parque na sua área central.

Atualmente é o principal centro de distribuição e processamento de uma região com importantes atividades de agricultura e mineração, bem como polo industrial de aço e derivados, automóveis e produtos têxteis.

Possui modernas universidades, museus, bibliotecas, espaços culturais, e uma das mais animadas vidas noturnas do país. Vem sendo também crescentemente reconhecida como centro de excelência em biotecnologia, informática e medicina, e sede de importantes eventos das mais diversas áreas.

 

Portal Oficial de Belo Horizonte
portalbelohorizonte.com.br

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

Praça da Liberdade
A Praça da Liberdade é um dos lugares com melhor astral em Belo Horizonte. Fica na confluência de quatro grandes avenidas, no local que era o ponto mais elevado da cidade na época de sua fundação e onde atualmente fica a região mais descolada da capital Mineira, a Savassi.

A Praça sedia um importante Circuito Cultural, formado por vários museus e espaços culturais, cafés, além de abrigar eventos e oficinas.

 

Parque Municipal
Bem no centro da capital, os belo-horizontinos têm acesso a um parque conhecido como o pulmão da cidade. Em 182 mil metros quadrados, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, mais famoso como Parque Municipal, abriga diferentes espécies de plantas, nascentes, fauna silvestre e vasta vegetação, que contribui para amenizar o clima da região.

Projetado no fim do século XIX e considerado o patrimônio mais antigo da cidade, o parque oferece programação de lazer, cultura e bem-estar o ano inteiro aos moradores e turistas.

Av. Afonso Pena, 1377 – Centro
(31) 3277 4161
De 3ª a domingo e feriados das 6h às 18h
www.pbh.gov.br/parques

 

Praça do Papa
A Praça do Papa, que é o nome popular da Praça Israel Pinheiro, fica localizada em um bairro nobre da cidade de Belo Horizonte, chamado Mangabeiras. É ali que fica a base de um dos principais cartões-postais do estado de Minas Gerais: a Serra do Curral. Nas imediações, ficam outros pontos turísticos de BH, como o Parque das Mangabeiras, projetado pelo renomado urbanista Burle Marx, a Rua do Amendoim e muito mais.

Av. Agulhas Negras, s/nº

 

Mercado Central
Tradicional em Belo Horizonte, o Mercado Central é umas paradas obrigatórias da capital mineira. Além de ser parte essencial da história de Belo Horizonte, o mercado reflete aspectos culturais e sociais da identidade da cidade. Lá, encontra-se de tudo um pouco. De especiarias a artesanatos, de serviços como cabeleireiro a peças de eletrodomésticos antigos.

Av. Augusto de Lima, 744
(31) 3274 9434
2ª a sábado das 7h às 18h, domingo e feriados das 7h às 13h
www.mercadocentral.com.br

 

Feira de Artesanato (Feira Hippie)
A Feira é dividida em 17 setores, com mais de 2.000 expositores e cerca de 10 mil trabalhadores diretos e indiretos. Ela recebe, em média, 80 mil visi­tan­tes a cada domingo.

Av. Afonso Pena, 1060 – Centro
Entre Rua da Bahia e Avenida Carandaí
Telefone: 156
Aos domingos das 6h às 14h

 

Savassi
Na praça Diogo de Vasconcelos, funcionava a Padaria Savassi, que deu origem ao nome do lugar. O espaço concentra, também, lojas, edifícios comerciais, bares, cafés a ainda moradores tradicionais da cidade.

 

Bairro Santa Tereza
Tradicional bairro residencial da cidade, a região é conhecida também pelos ambientes boêmios e culturais. Em Santa Tereza, nasceu o Clube da Esquina e lá está um dos bares mais conhecidos da cidade.

 

Pampulha
Declarado recentemente pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha é a grande atração de Belo Horizonte. Unanimidade entre moradores e visitantes, a Lagoa da Pampulha e todos os prédios que compõem a obra são mesmo imperdíveis e devem ser vistos como prioritários em uma visita a BH.

As principais atrações da Lagoa da Pampulha que compõem o conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, a pedido do ex-presidente Juscelino Kubitschek, são: a Igreja de São Francisco, a Casa Kubitscheck (que preserva a memória do ex-presidente Juscelino); a Casa do Baile, o Museu de Arte Moderna e o Iate Clube. Além das obras de Niemeyer, é possível visitar também o Ginásio Mineirinho e o Estádio Mineirão, onde funciona o Museu Brasileiro do Futebol; o Parque Ecológico da Pampulha, grande área verde para recreação; e o Parque Guanabara, um parque de diversões clássico, nos moldes de antigamente.

 

Centros de Atenção ao Turista
Nos Centros de Atenção ao Turista (CATs), você encontra dicas de passeios e eventos, com atendimento personalizado:

CAT Mercado Central
Avenida Augusto de Lima, 744 – Centro
Tel: 31 3277-4691

Centro de Referência Turística Álvaro Hardy | Veveco
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 855 – São Luís
Horário de funcionamento: 3ª a 6ª das 12h às 17h, sábado, domingo e feriado das 10h às 15h
Tel: 31 3277-9987

CAT Mercado das Flores
Avenida Afonso Pena, 1055 – Centro
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h às 13h
Tel: 31 3277-7666

 

Telefones úteis:
Polícia Civil: 197
Polícia Federal: 3291 0005
Polícia Ferroviária: 3218 2912
Polícia Militar: 190
Polícia Militar Florestal: 3483 2055
Polícia Rodoviária Estadual: 3332 4988
Polícia Rodoviária Federal: 3333 2999
Prefeitura Municipal: 156
Procon: 1512
Rodoviária: 3271 3000 e 3271 8933
Samu: 192
BH Airport Aeroporto de Confins): (31) 3689 2557