A ciência e o futuro da água: José Galizia Tundisi abordará o tema no III SBHSF

03/08/2020 - 17:40

A humanidade tem alcançado, principalmente neste século, inúmeras conquistas jamais imaginadas pela ciência e tecnologia. No entanto, a problemática da água e da manutenção da vida no planeta tem levado boa parte da população mundial a se perguntar sobre o que fazer para garantir que todos tenham acesso à água. Mas, nem sempre se tem uma resposta, pois são poucos os seres humanos que se dão conta da necessidade de preservação desse bem tão precioso.

Para tratar sobre a “Ciência e o Futuro do Rio São Francisco” – tema do III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF) – entrevistamos um dos maiores especialistas brasileiros em gerenciamento de recursos hídricos, José Galizia Tundisi, que será o palestrante máster do evento. Ele ajudou a solucionar crises hídricas em mais de 40 países – como Japão e Espanha – e acompanhou de perto a escassez de água no estado de São Paulo em 2014.

Tundisi atua como pesquisador na cidade de São Carlos (SP) há 46 anos, desde que iniciou um projeto de limnologia (ou seja, o estudo das águas continentais) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Essa área da ciência tinha muita influência da botânica e da zoologia, mas pouca da oceanografia, área de especialidade do biólogo. Além disso, é doutor em Ciência pela Universidade de São Paulo (USP).

José Galizia Tundisi será o palestrante máster do III SBHSF

Construir um mundo melhor por meio da biologia é o que deseja Tundisi. “A Ciência tem um papel fundamental para o futuro da água, pois pode resolver inúmeros problemas relacionados com o tratamento, o reuso e o controle da poluição”.

Para Tundisi o motivo do Brasil ter enfrentado a escassez hídrica nos últimos anos é porque o sistema hídrico brasileiro está sob constante pressão devido aos usos múltiplos se acelerando, à urbanização que hoje tem 80% da população do Brasil e que consome muita água. Além disso, uma extensa e variada contaminação deteriora águas superficiais e subterrâneas.

“Para evitar a crise hídrica era preciso mais gestão integrada dos recursos hídricos ao nível de bacias hidrográficas, maior controle da poluição causada por águas de esgotos não tratados, maior proteção de florestas ripárias para evitar a contaminação das aguas superficiais, maior e mais diversificada educação ambiental e sanitária da população, tratamento de esgotos em larga escala, e controle do desperdício da águas nas áreas urbanas”, afirmou Tundisi.

Saneamento básico, tratamento de esgotos, recuperação de infraestrutura e de mananciais devem ser as prioridades fundamentais no Brasil. Outra prioridade deve ser avançar na gestão dos recursos hídricos com a consolidação da descentralização e da governabilidade com a abordagem de bacias hidrográficas. “Nesse caso, a interação entre disponibilidade e demanda de recursos hídricos com a população da bacia hidrográfica e a atividade econômica e social, considerando-se o ciclo hidro-social [refere-se a todas as atividades humanas relacionadas com o ciclo da água] é também fundamental e de grande alcance para o futuro”, esclareceu.

O III SBHSF acontecerá on-line nos dias 07, 09, 11, 14, 16 e 18 de dezembro. O evento é uma realização do Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FIENPE) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Livro “A Água”

José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos, e Takako Matsumura Tundisi, diretora científica do Instituto Internacional de Ecologia, são os autores do livro “A Água” que analisa questões como as propriedades essenciais da água, seus múltiplos usos, o impacto da exploração humana dos recursos hídricos e suas consequências.

O livro apresenta e discute os impactos sobre as águas  com exemplos de causas e consequências. A publicação possui um capítulo especial sobre águas urbanas, uma vez que cerca de quatro bilhões de pessoas, atualmente, vivem nestas regiões. Esta realidade impõe novas oportunidades, conceitos e tecnologias para resolver e solucionar o complexo ciclo das águas nas áreas urbanas.

Clique e acesse o PDF do livro: novo_A_AGUA

Uma leitura interessante para quem deseja preservar a água e garantir o futuro do planeta!

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Miguel Aun