O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e o Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco promovem, nos dias 03 a 06 junho de 2018, o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF), que tem a expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre esse rio de extrema importância nacional.

Para debater sobre o tema, no dia 05 de junho (terça – feira), às 16h, acontecerá a mesa redonda ‘Qualidade de Vida e Saúde’ com a participação de Maria Nogueira Marques, Cristiane Costa da Cunha Oliveira e Diego Freitas Rodrigues, professores da Universidade Tiradentes.

A mesa tem o objetivo de expor e discutir a problemática socioambiental da qualidade de vida e da saúde urbana e rural na bacia hidrográfica do rio São Francisco. Terá como destaque a apropriação e transformação da natureza e da sociedade; os riscos e a vulnerabilidade decorrentes da poluição do ar, solo e água; qualidade da água; condições de vida; e dentre outros.

Palestrantes:

Cristiane Costa da Cunha Oliveira é professora de graduação e mestrado em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, além de pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa Institucional.

Diego Freitas Rodrigues é pesquisador associado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa e coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes. Professor do Programa de Pós – Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes e professor colaborador do Programa de Pós – Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes. Membro da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto e da Associação Brasileira de Ciência Política.

Maria Nogueira Marques é pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa e professora na Universidade Tiradentes. É membro titular do Fórum Sergipano de Comitês de Bacias Hidrográficas e secretária geral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí.

II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – com o tema central os “Desafios da Ciência para um novo Velho Chico”, o evento objetiva congregar cinco eixos temáticos: Governança, Qualidade e Quantidade da Água, Conservação e Recuperação Ambiental, Dimensão Social e Dimensão da Saúde na expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre esse rio de extrema importância nacional.

O II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será realizado na Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju.

*Texto: Ohana Padilha

Categorias: Notícias

Posts Relacionados

Notícias

II SBHSF termina com saldo positivo

Evento contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF), que aconteceu no Leia mais…

Notícias

II SBHSF é encerrado com a mesa Qualidade e Quantidade de Água

Após quatro dias repletos de muito conteúdo e reflexões, o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF) chega ao fim e promove mesa redonda sobre Qualidade e Quantidade de Água. Minicursos Leia mais…

Notícias

Qualidade de Vida e Saúde é tema da segunda mesa redonda desta terça-feira

Pesquisadores de Alagoas e Sergipe se encontram para debater assuntos importantes. Em seu terceiro dia, o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF) já proporcionou a seus convidados e participantes uma Leia mais…