Pesquisadores de Alagoas e Sergipe se encontram para debater assuntos importantes.

Em seu terceiro dia, o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF) já proporcionou a seus convidados e participantes uma riqueza enorme de conteúdo, cumprindo o objetivo de unir conhecimentos científicos, pesquisas e práticas específicas sobre os recursos hídricos disponíveis na bacia do São Francisco.

Além da apresentação de trabalhos e artigos, e dos minicursos ministrados, foi realizada mesa redonda com o tema Qualidade de Vida e Saúde, com a participação de grandes nomes do universo acadêmico, como o professor Diego Freitas Rodrigues, que é Doutor em Ciência Política com pesquisa na área de Avaliação de Impactos Ambientais (Unit AL) e a professora doutora em Odontologia e Saúde Coletiva, Cristiane Costa da Cunha Oliveira.

O professor Diego de Freitas trouxe a temática “Como avaliar a importância dos impactos no Velho Chico? Uma perspectiva bioética a partir da AIA”. O objeto de pesquisa foi o Macrozoneamento ecológico-econômico da Bacia Hidrográfica do São Francisco. O professor abordou em sua palestra a previsão de impactos, que serve para avaliar a dimensão dos impactos, sejam de urbanização, da industrialização e da agropecuária, sobre o rio São Francisco.

“Faltam critérios éticos e bioéticos para estabelecer níveis de importância. Precisamos pensar os aspectos técnicos, mas a ética precisa ser prioridade, antes que encontremos uma morte anunciada”, finalizou o professor Diego Freitas.

A professora Doutora em Odontologia e Saúde Coletiva, Cristiane Costa da Cunha Oliveira, deu continuidade às apresentações ministrando uma palestra sobre “Qualidade de vida, saúde e ambiente em comunidades quilombolas”. “A qualidade de vida é um indicador positivo, então as políticas em saúde e também os profissionais sempre priorizaram o controle da morbidade e mortalidade. As comunidades tradicionais fazem parte do nosso ambiente e que merecem toda atenção em nossas pesquisas e tratativas”, afirmou a pesquisadora.

A mesa foi conduzida pela professora Maria Nogueira Marques (UNIT SE).

Confira as fotos do Simpósio:

<a href="https://flic.kr/s/aHsmji7UfV" target="_blank">Click to View</a>

*Texto: Vítor Luz
*Fotos: Edson Oliveira

Categorias: Notícias

Posts Relacionados

Notícias

II SBHSF termina com saldo positivo

Evento contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF), que aconteceu no Leia mais…

Notícias

II SBHSF é encerrado com a mesa Qualidade e Quantidade de Água

Após quatro dias repletos de muito conteúdo e reflexões, o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF) chega ao fim e promove mesa redonda sobre Qualidade e Quantidade de Água. Minicursos Leia mais…

Notícias

Professor da University of Auckland participa do terceiro dia do II SBHSF

Mesa Redonda reuniu estudantes e profissionais do segmento ambiental. Apresentação de artigos, trabalhos em posters e minicursos dentro dos cinco eixos temáticos propostos pelo evento fizeram parte da programação da manhã de hoje, 05/06, no Leia mais…