Brasil Rural

Brasil Rural de hoje (28/03) fala sobre o Rio São Francisco e um simpósio sobre o tema que irá ocorrer no mês de junho, em Aracaju/SE. Para saber mais do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), conversamos com o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda. Com tema central “Desafios da Ciência para um novo Velho Chico”, o evento congrega cinco eixos temáticos: Governança, Qualidade e quantidade da água, Conservação e recuperação ambiental, Dimensão social e dimensão saúde.

Sobre o papel do comitê e sua importância, Anivaldo destaca: “O Comitê é um colegiado que está presente na lei e faz parte da base da pirâmide que compõe o sistema nacional de Recursos Hídricos. O grande papel desses colegiados é aprovar, sobretudo, o Plano de Recursos Hídricos de cada bacia hidrográfica. Cabe também ao Comitê promover a cobrança pelo uso da água bruta, fazendo também o enquadramento de rios para determinar sua qualidade e promover várias ações de planejamento e até mesmo obras de recuperação”.

Segundo ele, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) é a universidade que tem mais estudos sobre a bacia. Seja sobre o solo e a vegetação, seja sobre as práticas econômicas. Na entrevista, ele fala também sobre a preservação do rio hoje.

A data do II Simpósio coincide com o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico.

Ouça a entrevista completa em:

https://goo.gl/aWVrAX

Categorias: Notícias

Posts Relacionados

Notícias

II SBHSF termina com saldo positivo

Evento contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF), que aconteceu no Leia mais…

Notícias

II SBHSF é encerrado com a mesa Qualidade e Quantidade de Água

Após quatro dias repletos de muito conteúdo e reflexões, o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF) chega ao fim e promove mesa redonda sobre Qualidade e Quantidade de Água. Minicursos Leia mais…

Notícias

Qualidade de Vida e Saúde é tema da segunda mesa redonda desta terça-feira

Pesquisadores de Alagoas e Sergipe se encontram para debater assuntos importantes. Em seu terceiro dia, o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF) já proporcionou a seus convidados e participantes uma Leia mais…