Presidente do CBHSF

CONHECIMENTO A SERVIÇO DAS ÁGUAS!

Uma nova edição –a segunda- do Simpósio Científico da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF) está a caminho, com endereço no Campus da Universidade Federal de Sergipe, Região Metropolitana de Aracaju, e data de início prevista para 3 de junho de 2018. Promete ser tão concorrido quanto o anterior, visto que as experiências exitosas do I SBHSF, realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco, em 2016, na cidade de Juazeiro da Bahia, ganharam relatos e deram origem a iniciativas e parcerias que repercutiram vivamente e geram agora uma expectativa ainda maior em torno da edição do próximo ano.

O II Simpósio é uma promoção do Fórum das Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, uma ideia lançada e apoiada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco- CBHSF- e logo abraçada e concretizada em ampla parceria do comitê com as universidades e outras instituições de ensino e pesquisa.

O apoio que o CBHSF dá ao Simpósio e ao Fórum que é o seu organizador, decorre da firme convicção sobre o papel decisivo que academia pode e deve desempenhar através do conhecimento e de sua prática, na batalha comum para enfrentar os grandes desafios da sustentabilidade no território banhado pelo rio São Francisco e suas dezenas de rios afluentes no contexto de um século que irá se caracterizar por extremos climáticos, sobretudo na região semiárida que compõe mais da metade desse grande território.

Pesquisadores, estudantes, professores, especialistas, todos que compõem a grande comunidade das águas e aqueles que se dedicam à gestão dos recursos hídricos, no Brasil e no exterior, serão bem vindos, sobretudo se trouxerem seus estudos, pesquisas, trabalhos e a memória de suas atividades e produções para mais um grande esforço de reflexão sobre esta que é uma das bacias hidrográficas mais importantes e decisivas do Brasil. Venham todos(as)!

Anivaldo Miranda
Presidente do CBHSF

Coordenador Geral do Evento

O Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF) consiste em um evento proposto no âmbito da Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FIENPE), com a finalidade de reunir técnicos e pesquisadores que atuam em sua área e, como tal, propiciar uma ambiência de discussão ampla e plural sobre diversos aspectos que transversam os estudos sobre a bacia hidrográfica.

O II SBHSF traz como tema “Desafios da Ciência para um novo Velho Chico” e, ocorrerá entre 3 a 6 de junho de 2018, na Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. José Aloísio de Campos/São Cristóvão-SE. Organizado pela Universidade Federal de Sergipe – UFS em parceria com o CBHSF, FIENPE, a Universidade Tiradentes – Unit, Instituto Federal de Sergipe – IFES, Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe – SEMARH/SE. O II SBHSF possui cinco eixos temáticos que serão debatidos e apresentados em Mesas Redondas, Grupo de Trabalho e Apresentações de trabalhos (oral e pôster), Conferências e Divulgação de Produções Científicas. Junta-se a este conjunto de atividades a programação de apresentações de manifestações culturais que ocorrerão durante todo o evento.

Espera-se a participação de um grande público brasileiro e de outras instituições internacionais, pesquisadores e técnicos de órgãos que atuam no contexto espacial da Bacia Hidrográfica, bem como representações sociais de comunidades, associações e cooperativas. A diversidade de participantes no evento garantirá diálogo voltado para o alinhamento de proposituras e prioridades para os “Desafios da Ciência para um novo Velho Chico”. Dessa forma, o II SBHSF fortalece a colaboração na construção de caminhos para a compreensão das dinâmicas espaciais, políticas, econômicas, sociais e culturais da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

Inajá Francisco de Sousa
Coordenador Geral do Evento