Após quatro dias repletos de muito conteúdo e reflexões, o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF) chega ao fim e promove mesa redonda sobre Qualidade e Quantidade de Água.

Minicursos e apresentação oral de artigos científicos abriram os trabalhos desta manhã. Participaram da mesa Qualidade e Quantidade de Água os professores Fernando Falco Pruski (UFV) e Antenor de Oliveira Aguiar Neto (UFS). As discussões foram mediadas pela professora Dra. Andrea Sousa Fontes (UFRB).

Falco apresentou a palestra “Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos: experiências relativas ao Alto e Médio São Francisco”, que consistiu em um compilado de experiências ambientais e hidrológicas. O pesquisador apresentou números expressivos sobre as vazões da Bacia do São Francisco, cujo regime de distribuição é uniforme em relação a outras bacias.

“O que nos preocupa é a compatibilização de critérios para concessão de outorgas, como por exemplo a Bacia do Paracatu, que possui dois órgãos gestores que permitem duas vazões com referências diferentes para esse tipo de controle. Se houvesse uma unificação dos critérios, teríamos uma mudança significativa no plano”, afirma Fernando Falco.

Antenor de Oliveira Aguiar Neto (UFS), que possui muitos trabalhos relacionados ao rio São Francisco, realizou a última preleção do II SBHSF. Ele aproveitou o momento para comentar cinco teses, que tinham em comum estudos sobre o Rio São Francisco e como sua degradação é crescente e preocupante. Durante sua apresentação, ele explanou sobre o “O Pará”, projeto de restauração ambiental e monitoramento patrocinado pela Petrobras.

A manhã foi encerrada com uma apresentação musical da cantora Val Santos, que interpretou a canção “Boatos do Ribeirinho”.

Confira as fotos do Simpósio:

<a href="https://flic.kr/s/aHskznpA1R" target="_blank">Click to View</a>

*Texto: Vítor Luz
*Fotos: Edson Oliveira

Categorias: Notícias

Posts Relacionados

Notícias

II SBHSF termina com saldo positivo

Evento contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF), que aconteceu no Leia mais…

Notícias

Qualidade de Vida e Saúde é tema da segunda mesa redonda desta terça-feira

Pesquisadores de Alagoas e Sergipe se encontram para debater assuntos importantes. Em seu terceiro dia, o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF) já proporcionou a seus convidados e participantes uma Leia mais…

Notícias

Professor da University of Auckland participa do terceiro dia do II SBHSF

Mesa Redonda reuniu estudantes e profissionais do segmento ambiental. Apresentação de artigos, trabalhos em posters e minicursos dentro dos cinco eixos temáticos propostos pelo evento fizeram parte da programação da manhã de hoje, 05/06, no Leia mais…